Questione


Endy Candidato a Vereador responde perguntas de eleitor:

Qual a sua interpretação sobre a atual Educação Municipal e o que pensa que a Câmara dos Vereadores pode fazer para melhorar o atual quadro? Tem alguma proposta para a Educação?
Suzane Almeida – Professora – Irajá

Endy 43010 –  O Brasil manteve a mesma posição do ano passado e ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, o país fica entre os de nível "médio" de desenvolvimento na área, atrás de Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia. E,14 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Minha interpretação: Educação abandonada para beneficiar alguém, pois não é possível um país com um PIB altíssimo que de parte 10% deveria ser para Educação, nós não conseguimos enxergar investimentos nenhum, na área.”
Solução: Reestruturar a educação básica que a meu ver, faz uma construção errada aos seguimentos do aluno até a sua faculdade e vida profissional. Qualificar os professores, que de modo geral estão desgastados e também, deixam de cumprir seu papel por muitas vezes, ante as condições. Acrescentar nas escolas Assistente Social e Psicólogos, afim de avaliar os alunos mais distintamente, levando em consideração déficit de atenção, problemas de saúde, problemas no quadro familiar, entre outros problemas, apoiando e oferecendo um cuidado “especial”, fazendo com que os alunos sintam vontade de ir a escola. Voltar a dar autoridade ao Professor e resguarda-lo com a Justiça. Trazer os pais para dentro das escolas, juntos aos professores e suas ações.

Acredita que a Cultura pode mudar o cidadão? De que forma?
Paulo Junqueira – Produtor – Centro

Endy 43010 – Sim.  A cultura fortalece os valores da cidadania, Assim como a violência pode ser combatida, através da implantação de políticas públicas de fortalecimento dos valores da cidadania e da diversidade cultural. O acesso a cultura é uma das formas das mais eficazes de formar o cidadão, como olhar para dentro de si e o respeito a tudo que está a seu redor, nela ele reconhece os grandes feitos, oportunidade e vista horizontes. Dar acesso a Cultura e de forma mais democrática e uma responsabilidade das mais importantes.

De quem maneira ele pensa em aumentar o número de espaços culturais?
Rafael Lima – Músico - Pilares

Endy 43010 – Já é meta do Ministério da Cultura e tem que se tornar meta efetiva no município, onde “é possível ampliar o número de grupos ou coletivos estáveis por meio de apoio às pesquisas de linguagens artísticas (música, dança, artes visuais, teatro, entre outras) e da manutenção de grupos permanentes de criação. O aumento do número de Pontos de Cultura, associado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), também pode ajudar a ampliar a área de atuação desses grupos...” e nestes casos o município tem que, não somente fiscalizar, mas ampliar o apoio, pois muitos possuem seus espaços, mas não possuem capacidade técnica para sustenta-los. “...Estados, cidades e organizações privadas também podem colaborar por meio de cessão de espaços desocupados, isenção de tributos e taxas e outras ações de fomento a esses grupos.”. Sabemos que existem vários espaços no município que se prioriza, esse ou aquele seguimento político para suas ocupação, estas que devem ser mais claras e democráticas. O aparelhamento deve também ser fiscalizado e apoiado pelo “Conselho Municipal de Cultura”, qual tem condições técnicas para opinar e amparar os grupos, ainda que estes tenham e devam ter sua total liberdade de ação.

O que é Biodiversidade e de que forma ela pode influenciar na vida das comunidades e das pessoas da área urbana?
Marly Menezes – Dona de Casa – Ilha do Governador

Endy 43010 – "Bio" significa "vida" e diversidade significa "variedade". Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microrganismos...).
“A biodiversidade é a base da vida do planeta e tem um impacto direto sobre a saúde de todos nós. Representa todos os organismos existentes na Terra, suas relações e os ecossistemas que habitam. É uma verdadeira teia da vida.
As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Isto equivale a dizer que, se houver uma crise de biodiversidade, nossa saúde e meios de subsistência também estarão em risco. A importância da biodiversidade é cíclica. Certos organismos são vitais para a saúde da floresta; a saúde da floresta, por sua vez, é vital para a nossa saúde.”
Ou seja, fica claro que a nossa vida e de tudo em nosso planeta está ligada a variedade de organismos existente nele, sem um, pode ocorrer tal desiquilíbrio que tudo o que conhecemos pode ser extinto, tão delicada é a nossa existência, ante nossas ações ou falta delas. Muitas vezes nos sentimos distantes das questões da biodiversidade, como se ela fosse algo das florestas ou mesmo que fosse responsabilidade dos governos e industrias poluidoras, mas esta responsabilidade é de cada um de nós e vejo que o município é o mais próximo do indivíduo e assim o mais apito a aproximar as informações a população, a ampliação das coletas seletivas, de mais lixeiras públicas e não somente em bairros nobres, mas, na forma mais ampla possível. A população precisa aprender a não degradar a natureza e é obrigação do município dar meios da reeducar e dar informação e a Câmara tem papel primordial para propor e dar subsídios ao município para isso.

Alguma proposta para Saneamento básico?
Marcelo Ferreira – Aux. Administrativo - Ramos

Endy 43010 – Existe ainda uma grande parcela da população, mesmo na Zona Urbana, que não possuem acesso regular a saneamento básico, bem como ao devido escoamento dos dejetos diários. Este é um problema dos mais graves, não somente no âmbito dos poderes do município. Muito tem sido feito pelas populações das comunidades, mas ainda não é o suficiente, quando vemos que parte destes detritos voltas para rios e córregos, logo a diante de seu recolhimento, ou mesmo ainda retornando a própria população em momentos de fortes chuvas. É importante investir em novas estações de tratamento de esgoto, como também, através de uma visão mais democrática, que pode ser criada através de um fórum popular, estabelecendo prazos e vislumbrando, de forma técnica seus benefícios, envolvendo as três esferas do executivo, instigando principalmente a responsabilidade da União, através dos planos de ação já vigente, para garantir o financiamento. Acredito que deve-se criar um conselho popular, por região, ou mesmo bairro, com poderes para decidir e fiscalizar a execução. Em tempo, existe pesquisa dando que a cada Real investido em saneamento básico, 4 Reais é economizado em saúde. O que força a responsabilidade, urgência e apelo para melhora do serviço que, repito, é de responsabilidade das 3 esferas de poder, municipal, estadual e federal.

Estamos vivendo em momentos de ações na Segurança Pública, através de UPP, pacificação das Comunidades, você acha isso correto? Acha que está servindo para diminuir o tráfico no Rio de Janeiro?
Nelson Ribeiro – Pedreiro - Cantagalo

Endy 43010 – Bom, de fato melhorou por um lado, sou morador da Tijuca e desde que as comunidades da Tijuca foram pacificadas não escuto mais tiros... isso melhorou muito. Mas os assaltos continuam e o tráfico passa ao lado da Policia que parecem ter feito um grande acordo de cavalheiros, podem traficar mais não podem usar armas. Minha opinião é que adestraram o Tráfico mais não sonham nem de longe finalizar com ele. Achar correto? Prefiro pensar que alguém se beneficiou dessa ordem chamada UPP e queria controlar o povo carioca mais que aos bandidos.

O Emprego vem crescendo timidamente, mas no Rio de Janeiro teve um salto por conta dos eventos esportivos que virão nos próximos anos, mas grande parte da população ainda está no campo informal. Estas pessoas ainda não tem conhecimento ou não tem acesso as informações do “Pequeno Empreendedor”, você acha que é possível ampliar esta informação? Como? Quais outras possibilidades de emprego poderão surgir das ações da Camara dos Vereadores?
Bernardo Junior – Empresário – Largo do Machado

Endy 43010 – Sim, mesmo quando ainda os dados que não condizem com a realidade do povo. O campo informal será sempre a grande parte da população enquanto projetos assistencialistas estiverem em ação e o governo de fato não der condições a se ter trabalho com carteira assinada ou que estes empreendedores tenham o suporte real para se estabelecerem. O último dado é que a população atendida por estas ações não estão conseguindo pagar suas dívidas, portanto, imagina se é possível ele ser “pequeno empreendedor”. Porém, é dever do Estado através de suas ações trazer à tona as dificuldades que ainda existem, em um grande fórum e a partir daí, verificar os entraves do município e tomar as diretrizes para ajudar a população a dirimir as questões, que mesmo com a parceria com o SEBRAE, ainda tem questões de responsabilidade do município que dificultam a agilidade e a compreensão das formas de se regularizar completamente ao MEI e ao Simples e se manterem nele, sem entrarem em um movimento de endividamento, maior que, enquanto, estava no processo informal.
Tenho como base, trabalhar pela Sustentabilidade e certamente pela criação de oficinas, usinas e apoiar a criação de novas empresas de reciclagem, que por sua vez geram muitos empregos a uma parcela da população que se vê em situação de emergência e ajuda a natureza a ter tempo de se refazer, bem como traz qualidade de vida a todos.
Se temos um município bem estruturado, isso por si só traz empregabilidade, interesse no turismo e de novos empreendimentos, mas o que não podemos perder é o foco nas contradições e nas condições reais deste povo e na real criação de novos empregos que realmente tragam o rendimento de forma digna e que se tenha estabilidade nele.

Abro aqui um espaço para pedir sua opinião a respeito do que se pode levar á Prefeitura do Rio através da Câmara dos Vereadores. Assim, estaremos juntos, não somente nas ideias, mas também nas ações, por um Rio mais Verde. Escreva para mim, através de email ou deixe aqui nos “comentários”, que terei prazer em responder.

Endy Van-Erven 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será encaminhado para nossa moderação, a fim de evitar SPAM.
Agradecemos a compreensão.
Equipe 43010